Todo o indivíduo será produtor de energia no futuro

Todo o indivíduo será produtor de energia no futuro

A energia humana é gerada de forma involuntária e, para que possamos aproveitá-la e utilizá-la corretamente, pesquisadores vêm descobrindo maneiras de captá-la e transformá-la em fonte de energia limpa.

Em 21/10/2017

Todos os dias, produzimos energia suficiente para suprir as nossas necessidades. Ao longo do dia, os seres humanos produzem energia através do caminhar, ao andar de bicicleta e até mesmo ao respirar.

Talvez por desconhecer seu real valor, desperdiçamos diariamente toda essa energia, que poderia ser usada para iluminar ambientes e carregar gadgets.

Através do calor humano cientistas suecos inventaram um sistema que aproveita o grande tráfego de pessoas em uma área (estação), para gerar energia.

Foram instalados dispositivos que captam todo esse calor ao longo da estação e depois o enviam a uma central de calefação, que então o converte na energia que alimenta a água quente da estação e também o ar condicionado que funciona durante o todo o inverno.

Há também uma invenção bem brasileira, A Aire Concept é uma máscara criada pelo designer brasileiro João Paulo Lammoglia que capta a respiração do usuário em diversas situações: Dormindo, Correndo, Assistindo ou lendo - e a converte em energia para carregar celulares e outros dispositivos eletrônicos.

Em consequência do seu invento, o brasileiro recebeu em 2011 o prêmio Best of the Best Design, concebido pela organização RedDot.

Surge a calçada que gera energia a partir dos passos dos pedestres. A empresa responsável por criar essa calçada que converte as pisadas dos pedestres em energia elétrica foi a Pavegen systems. Ela é formada por vários ladrilhos que possuem em seu centro uma lâmpada LED, que acende cada vez que o ladrilho é pisado.

Conheça o Pavegen, os pisos de energia sustentável, clique aqui para assistir.

Veja também a primeira pista de dança sustentável, clique aqui para assistir.

A energia criada é armazenada e pode ser usada em diversas aplicações, como iluminação pública e sinalização. Além disso, o ladrilho contém uma superfície superior de borracha reciclada e aço inoxidável e tem a opção de ser produzida também à prova de água, possibilitando assim sua aplicação tanto em ambientes internos como em externos. Essa calçada já foi testada nos jogos olímpicos de Londres em 2012, sendo muito bem recebida pela população.

Por muitas vezes, procuramos energias renováveis de várias maneiras, mas esquecemos que nós mesmos produzimos tais energias e as desperdiçamos. Podemos imaginar um futuro em que casas terão energias vindas da respiração e caminhar de seus moradores, iluminações públicas a partir de energia gerada pelos próprios cidadãos. Podemos ser então muito mais otimistas com a certeza de que estamos trabalhando para que este futuro aconteça em um mundo mais limpo, sustentável e ecologicamente correto, no qual a qualidade de vida do ser humano e a proteção do meio ambiente tem prioridade sobre a produção e o consumo insensatos que percebemos nos dias de hoje.

Clique aqui e e Confira as tecnologia e gambiarras que visam acabar com nossa agonia de não encontrar tomada quando o celular está sem carga.

A WEG desenvolve soluções e equipamentos de eficiência energética para a economia de energia. Sabemos que para termos um mundo melhor precisamos unir forças. A educação é fundamental, não só nas escolas mas também com exemplos em nossos lares.
Recentemente, a Revimaq implantou um projeto de eficiência em uma das áreas que mais consome energia, o Metalúrgico.
O investimento em tecnologia é fundamental para a eficiência energética, causando mais produtividade para os próprios seres humanos, reduzindo valores, disponibilizando energias e reduzindo de impactos ambientais.

 



Mantenha-se Atualizado

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das notícias, lançamentos e informações relevantes do nosso campo de atuação.

Fique tranquilo. Nunca enviaremos spam.

noticia.php