Quando substituir motores elétricos antigos por novos?

Quando substituir motores elétricos antigos por novos?

Guia mostra informações sobre a perda de desempenho dos motores elétricos, a durabilidade, a extensão da vida útil por manutenção feita por especializadas e a necessidade definitiva de troca.

Em 31/08/2016

A perda de eficiência de motores elétricos na indústria tem impacto direto no consumo de energia e nas preocupações dos empresários.

Grande parte do parque industrial nacional é movido por motores elétricos, o que promove as atenções de técnicos, engenheiros e empresários neste cenário problemático que pode causar significativas perdas.

A substituição de motores elétricos precários é um assunto de grande importância e é incentivada pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica; que atenta para o alto número de motores ainda em operação no Brasil e que não atendem aos requisitos mínimos de eficiência energética.

Desenvolvemos um guia que ajuda a equipe a identificar motores elétricos e sistemas de produção que estejam em deficiência.

Como descobrir se o motor elétrico está perdendo eficiência?

Características básicas e percepção da escala de resultados são as premissas básicas para detectar a perda de eficiência de motores elétricos.

Principalmente em ambiente de produção, os motores podem perder eficiência aos poucos, em um prazo médio/longo, o que torna esse problema quase imperceptível.

O melhor método para descobrir problemas de eficiência em motores elétricos é fazer a análise energética da aplicação.

Técnicos e engenheiros detectam possíveis processos que consomem energia desnecessariamente e, com equipamentos específicos, são coletadas informações que serão analisadas para a verificação do motor.

Eficiência no Ambiente de Produção

Um dos principais problemas em parques industriais é a perda de eficiência de motores elétricos, pois gera maior consumo de energia e por consequência, eleva significativamente os custos de produção.

O problema se torna maior por não apresentar características perceptíveis por nossos sentidos, sendo necessária a avaliação através de equipamentos eletrônicos e equipe especializada.

- “Por muitas vezes durante nossa visita a clientes, detectamos casos em motores que não foram avaliados quanto a sua eficiência energétca. Geralmente quando é detectado, causa surpresas muito desagradáveis para o bolso dos empresários” – declara Daniel Leonardi, Coordenador Técnico na Revimaq.

Por isso, é importante fazer verificações constantes para manter os motores elétricos da planta industrial sempre em dia: manutenções preventiva, preditivas e corretivas devem ser executadas, evitando transtornos, desperdícios e custos desnecessários, além da avaliação eficiência energética da planta instalada.

Muito barulho ou rangido no motor

Os motores antigos e com problemas mecânicos podem apresentar ruídos sonoros, que podem algum problema, como desalinhamento, desbalanceamento, folgas, entre outros.

Os problemas mecânicos podem comprometer os motores elétricos por travamento e até causar a queima dos mesmos. Por isso, é importante que, na ocasião da percepção de sons anormais, seja feita a verificação de forma adequada pela equipe técnica especializada em soluções, para que sejam feitos os reparos necessários.

Nesse caso, ouvir o motor trabalhando pode dar um diagnóstico rápido e claro, uma vez que motores elétricos não devem ranger e não devem ultrapassar os limites de decibéis regulamentados pela lei vigente.

Vale lembrar que a maioria das categorias laborais exigem atualmente os laudos PPRA e PCMSO, que avaliam as condições sonoras do ambiente de trabalho.

Se você se interessar pelas normas e estudos feitos em motores, leia o documento Aspectos Normativos Referentes aos Ensaios de Ruído em Máquinas Girantes Adotados pela WEG.

Motor esquentando mais que o normal

O sobreaquecimento dos motores pode comprometer o maquinário e gerar a queima do mesmo. Se o sobreaquecimento não for percebido, pode desgastar o motor de forma a reduzir drasticamente seu rendimento.

O odor do sobreaquecimento pode ser característico, pois geralmente parece com circuito elétrico queimando /ou produto químico fervendo.

É possível detectar com a utilização de sensores tipo PTC, PT100, NTC e termostatos, bem como com a utilização de termovisores ou termômetros infravermelhos. Não é preciso encostar no motor.

ATENÇÃO: Não é aconselhável medir a temperatura ao toque por ser arriscado e causar acidentes de trabalho.

Motores muito antigos ou que já passaram por muitas manutenções, geralmente tem uma eficiência energética menor e consequentemente desperdiçam mais energia, dissipando-a como calor. É hora de pensar na substituição.

Falta ou precariedade de controladores e reguladores

Muitas indústrias, no intuito de economizar em instalações e equipamentos, acabam por implantar sistemas precários, usados ou até mesmo faltando controladores e reguladores necessários para a segurança e boa operação da planta industrial.

Um exemplo é a importância dos contatores industriais, que podem automatizar e dar muito mais segurança ao funcionamento, além de diminuir a necessidade de manutenção e otimizar a vida útil e o consumo de energia.

Outro equipamento essencial é o inversor de frequência, que controla a velocidade e torque dos motores elétricos de forma a otimizar a performance e evitar o desperdício de energia

Revisar também os equipamentos acessórios é importante, pois eles fazem parte da planta de alta eficiência e podem diminuir a necessidade de troca dos motores da sua fábrica.

O que devo fazer? Devo trocar meu motor?

Comprovadamente, a manutenção de motores elétricos executada por oficinas que atendam normas internacionais consegue manter a eficiência original do motor elétrico e identificar quando um motor está com seu aspecto construtivo comprometido, orientado o cliente à substituição do motor, caso necessário.

Por isso, na ocasião da detecção de problemas, é importante entrar em contato com um técnico especialista em motores elétricos.

A Revimaq possui uma equipe técnica altamente capacitada e certificada, com grande experiência na análise, assistência técnica especializada e venda de produtos WEG, que poderá avaliar a situação do seu parque de motores e oferecer sempre a melhor solução.

Conheça o Plano de Troca de Motores Elétricos WEG, onde sua empresa ganha descontos e vantagens na substituição de motores por novos:

Plano de Troca WEG

Você conhece outras maneiras de detectar problemas em motores? Deixe seu comentário abaixo e colabore para que outros técnicos e empresários possam ser ajudados pelo nosso conhecimento.



Mantenha-se Atualizado

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das notícias, lançamentos e informações relevantes do nosso campo de atuação.

Fique tranquilo. Nunca enviaremos spam.