O conceito de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) engloba todos os objetos e dispositivos que podem se conectar à internet – como televisões, smartphones, aparelhos eletrodomésticos, etc.

O termo vem sendo utilizado para se referir a objetos que possam “dialogar” um com o outro: dispositivos conectados entre si (como, por exemplo, a geladeira que envia para o seu celular informações sobre o os produtos que estão acabando).

Mas a tecnologia IoT não está direcionada exclusivamente ao mercado consumidor. Ela vem ganhando cada vez mais força em aplicações empresariais e industriais. A chamada Internet Industrial — ou Indústria 4.0, ou Industrial Internet Of Things (IIoT), é a internet das coisas aplicada a equipamentos industriais, permitindo que dispositivos físicos se conectem à internet e coletem dados sem a necessidade de intervenção humana.

Como Funciona a IIoT

Indústria 4.0 funciona sob a lógica de que, ao combinar dispositivos a sistemas automatizados, é possível reunir informações sobre o processo de produção. Isso possibilita o monitoramento e a análise avançada das máquinas, o que evita o desperdício de recursos e torna as indústrias mais eficientes.

WEG em Revista

 A edição 79 da WEG em Revista, trouxe uma reportagem explicando o tema. “A base da comunicação entre o mundo real e o virtual é a chamada internet das coisas. A partir desta tecnologia, o mundo físico está se tornando um sistema de informações com sensores conectados em objetos de qualquer natureza, se comunicando via protocolos de internet próprios. Na indústria, a comunicação entre componentes, máquinas e produtos acabados resulta em ganhos significativos de produtividade. É interessante saber que produtos têm a possibilidade de ter memória de seu próprio processo produtivo, podendo identificar em que etapa ocorreram falhas ou como maximizar a eficiência no uso de energia ou materiais”, afirma a matéria.

De acordo com a reportagem, pesquisadores da área afirmam que a IIoT contribui para “a redução dos custos de manutençãona gestão dos estoques e nos ajustes automáticos no fluxo de produção, tornando estes processos mais eficientes não apenas na linha de produção, mas também nas cadeias de suprimentos, quando diversas fábricas estarão também se comunicando entre si independentemente de sua localização”.

Carlos Arruda, professor de Inovação e Competitividade, diretor executivo adjunto de parcerias empresariais e coordenador do núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC) afirma que “a Indústria 4.0 representa a quarta revolução industrial, pela qual os processos industriais integram o mundo virtual e o mundo real, em que máquinas, produtos e componentes compartilham e processam informações de forma inteligente via internetbig data e computação cognitiva”. Segundo ele, a inteligência descentralizada permite criar um networking de ‘coisas e máquinas inteligentes’.

Tecnologia WEG – Revimaq

Acompanhando essa nova tendência do mercado, a WEG vem aplicando essa tecnologia a produtos inovadores, com integração total da informação permitindo o máximo de produtividade e resultado.
Revimaq, revenda Integrada WEG, desenvolve planos de implantação para esse novo tipo de tecnologia, fornecendo equipamentos e know-how de forma a alcançar os melhores resultados tanto no rendimento quanto na capacitação de uso dessas tecnologias.

Energia Solar 

Um exemplo é o inversor solar, linha SIW600, que, objetivando o gerenciamento avançado de soluções fotovoltaicas, pode ser interligado com equipamentos de medição e coleta de dados, todos conectados à “nuvem WEG”, formando uma solução poderosa que pode ser monitorada e operada remotamente, além de todas as informações do sistema estarem disponíveis em qualquer momento e em qualquer lugar.

Funcionamento de sistemas de geração fotovoltaica em operação e totalmente integrados 

Para mais informações sobre soluções da WEG para geração de energia solar, clique aqui.

Linha Safety

Linha Safety é uma linha de produtos voltados para a segurança de máquinas e operadores. Eles se comunicam via internet com a interface de operação da máquina e enviam informações sobre o funcionamento do equipamento para o usuário em tempo real.

Soft- Starters

A WEG também apresenta uma nova linha de soft-starters, a SSW900, que assim como os inversores de frequência da linha CFW, se destaca pela interatividade com o usuário. Sua interface de operação permite ajustes e configurações com ajuda online sobre parâmetros na própria IHM, além de logs de registro de eventos com data e hora e assistente de programação.

Nova linha de Soft-Starters WEG, SSW900

A Revimaq é assistência técnica certificada e revenda autorizada WEG e possui equipe treinada e especializada para atender às demandas ligadas aos produtos com tecnologia IoT e IIoT. Entre em contato  para obter mais informações sobre os produtos e saber como a tecnologia da internet das coisas pode ser aplicada à sua indústria.

Fontes

voltimum.com.br/artigos/noticias-do-setor/o-impacto-da

wired.co.uk/article/internet-of-things-what-is-explained-iot

weg.net/institutional/BR/pt/news/produtos-e-solucoes/weg-ja-oferece-no-mercado-sistema-de-energia-solar-com-tecnologia-iot

weg.net/institutional/BR/pt/news/feiras-e-eventos/weg-apresenta-solucoes-para-industria-4-0-na-29-fiee

weg.net/institutional/BR/pt/news/feiras-e-eventos/ciclo-de-palestras-da-fiee-tera-dois-trabalhos-da-weg

old.weg.net/files/weg-em-revista/WR-79.pdf

Leave a comment