carro elétrico é relacionado a alta tecnologia, preservação ambiental e contra o aquecimento global. Os primeiros modelos foram apresentados no final do século XIX e agora estão ganhando cada vez mais reconhecimento pela população por não emitir gases prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde. Conheça aqui mais sobre o carro elétrico.

Enquanto o motor convencional movido à combustão possui quase 500 peças, a versão elétrica precisa apenas de 50, além de ter menor custo de manutenção. O diretor superintendente da unidade de automação WEG, Peter Johann, explicou que “além do número de peças e do peso, ele consegue ter uma potência maior num volume menor, ou seja, você ocupa menos espaço no veículo, ele não emite gases poluentes, ele é totalmente ecológico, e também não gera ruído”.

E com o maior número de adesões no mercado, foram inaugurados novos postos de recarga para carros elétricos na Via Dutra, entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Caminhões e ônibus elétricos

O plano das indústrias automotivas é montar uma linha de caminhões leves e ônibus elétricos no Brasil. A maior parte das cargas no Brasil é transportada por caminhões e o preço do diesel está cada vez mais alto, o que foi motivo para a greve e paralisação dos caminhoneiros em maio desse ano, onde bloquearam as estradas e causou desabastecimento e prejuízos em vários setores, principalmente comercial e industrial. 

A primeira linha de montagem de caminhões leves com motor elétrico do Brasil começará em 2020. O motor à diesel ocupa maior espaço comparado ao elétrico que, por sua vez, não possui tanque de combustível, o kit elétrico do motor ocupa menos espaço e ainda suporta o mesmo peso e atinge a mesma velocidade que a versão usual. Sua manutenção será quase 30% mais barata que o conserto de um caminhão tradicional.

Uma lei decretada em janeiro deste ano aplica que as emissões de CO2 dos ônibus e de caminhões de lixo caiam pela metade nos próximos 10 anos e cheguem a zero em 20 anos.

Inovação constante

Prepare-se para um novo mercado. As inovações tecnológicas na era da informação estão apenas começando e os veículos elétricos são uma das maiores provas disso.

A sustentabilidade tem ganhado força nesse segmento, sabendo que os combustíveis não renováveis (como petróleo) são poluentes e se esgotarão em pouco tempo, dada a demanda crescente de veículos. Além disso, a viabilidade econômica desse tipo de veículo tem se tornado cada vez mais interessante, mostrando que o segmento ganhará força em todo o mundo.

Revimaq sempre está de olho na inovação, pois o segmento de motores é o que move as indústrias e o comércio. Acreditamos que a disseminação de conteúdos como esse ajudam as pessoas e empresas a manterem-se informados para acompanhar as tendências econômicas, gerando mais desenvolvimento para o país.

Leave a comment