Atualmente, a produção de grãos é um dos maiores segmentos do setor agrícola no Brasil. Pesquisas feitas em 2014 pela Carlos Cogo Consultoria Agropecuária estimaram uma produção de, aproximadamente, 200 milhões de toneladas de grãos para o ano de 2015. No entanto, ao mesmo tempo em que a produção aumenta, os processos de armazenagem dos grãos não acompanham as grandes colheitas e cerca de 20% da produção é perdida.

Apesar de ainda haver uma perda muito grande de grãos colhidos, estatísticas projetadas por Carlos Cogo mostram que em 2015 a capacidade de armazenagem bateria recordes, chegando a um total de estoque no país de 160 milhões de toneladas de grãos. As novas obras de silos fazem parte de um investimento do governo federal a baixos juros, com o propósito de preencher a lacuna nesse segmento agrícola.

O armazenamento de grãos é importante para esse setor, pois além de evitar a perda de grãos e de investimento na produção, também tem como função manter a qualidade da produção. Para que os grãos não fiquem defasados, em relação às produções internacionais, é necessário que sejam mantidos em local apropriado que não facilite a ação de pragas e em temperatura regular, para que os grãos não quebrem.

Soluções WEG

Manter as produções dentro dessas condições demanda um grande gasto energético. Para que apresentem um custo benefício interessante para os produtores, as empresas responsáveis pelos maquinários agrícolas devem estar sempre se renovando.

Solução para armazenagem de grãos

A fim de fomentar a indústria brasileira e garantir eficiência energética, a Revimaq, revendedora credenciada de produtos WEG, oferece silos que mantem a qualidade dos grãos após a colheita. A solução criada pela WEG é simples e efetiva: substituir o motor antigo, que tinha rendimento padrão, pelo Motor W22 Magnet, acionado pelo Inversor de Frequência CFW11 interligado ao controlador de Aeração EF-ENERGY. Uma vantagem deste processo é que o sistema de termometria, usualmente presente nos silos, não precisa ser substituído.

Conjunto Motor e Inversor de Frequência

Motor W22 Magnet da WEG possui um maior rendimento energético, reduzindo em até 90% o consumo de energia elétrica, com maior controle de umidade e dando aos grãos uma melhor qualidade de consumo. Essa solução pode ser aplicada a diferentes tipos de grãos e, além da economia energética, também é possível obter um maior controle da taxa de aeração, que impede que os grãos ressequem e sejam perdidos. Esse tipo de controle evita grandes mudanças de temperatura dentro do silo, mantendo os grãos sem rachaduras e com maior qualidade para venda.

Leave a comment