Responsáveis pelo acionamento dos equipamentos industriais, os contatores compõem o esquema elétrico das instalações e, apesar de seu tamanho diminuto, desempenham funções de grande importância.

O que são contatores?

Os contatores são dispositivos de manobra eletromecânicos que são acionados magneticamente (localmente ou à distância) e permitem trabalhar com alta intensidade de corrente.

Os contatores são um formato avançado de interruptor para acionamento de equipamentos industriais, desenhados para suportar uma grande quantidade de acionamentos e desligamentos com deterioração mínima, podendo inclusive ter suas peças substituídas.

São muito empregados no controle de motores em equipamentos industriais pesados, que ligados a outros contatores, controlam uma vasta abrangência de atividades.

Linha de contatores WEG: alta tecnologia e
durabilidade que garantem maior custo/benefício

Onde os contatores são utilizados?

Por conta das elevadas correntes necessárias para o funcionamento dos equipamentos industriais (principalmente os motores de alta potência), esse equipamento torna-se necessário porque não se pode usar interruptores comuns. Além de termos uma forte carga indutiva nesses motores, suas correntes iniciais podem alcançar valores de centenas ou milhares de amperes.

Por isso, são utilizados em todas as indústrias que demandam equipamentos industriais, mesmo as de pequeno porte por questões de segurança e praticidade na funcionalidade dos sistemas. Os contatores são usados exatamente da mesma forma que os interruptores comuns: são ligados em série com os circuitos que devem controlar.

Os contatores são muito utilizados em painéis elétricos,
pois podem ser acionados remotamente por botões ou CLPs

Como funcionam os contatores industriais?

Os contatores são extremamente eficientes no propósito que lhes é dado: o controle de passagem da energia elétrica. Tanto nos contatores principais quanto nos auxiliares, o funcionamento é o mesmo: a passagem da energia é controlada por uma bobina magnética que impulsiona o conjunto móvel de contatos metálicos, fechando uma ponte para assim ligar o equipamento.

A alimentação de energia do contator pode ser feita por corrente alternada ou contínua através de elementos como a botoeira, que são ligados em série com a bobina.

Veja mais informações detalhadas sobre o funcionamento dos contatores

Quando desligado, o núcleo móvel mantém seus contatos metálicos afastados dos contatos do núcleo fixo pela ação das molas. Ao acionarmos o contator, é gerado um campo magnético que impulsiona a bobina para baixo, fazendo com que os contatos metálicos do núcleo fixo entrem em contato com o núcleo móvel, fechando dessa forma a ponte onde há passagem de energia elétrica, acionando os equipamentos.

A interrupção do fornecimento de energia à bobina irá desarmar automaticamente o contator, interrompendo a passagem de energia e desligando os equipamentos. Essa interrupção pode ocorrer por falta de energia, por dispositivos auxiliares de segurança (como os relés) e por acionamento dos elementos de comando (botoeiras).
É importante ressaltar que o contator somente voltará a dar passagem à corrente elétrica quando for acionado novamente, através dos elementos de comando.

Você pode obter informações técnicas sobre o funcionamento dos contatores neste link.

Quais são as partes dos contatores?

Os contatores são formados por um conjunto de peças:

  • Núcleo fixo: composto por um conjunto de lâminas metálicas posicionadas lado a lado, que são unidas por um anel de curto-circuito, que trava as lâminas e evita vibrações. Possui também um conjunto bilateral de contatos metálicos, responsáveis pela passagem da energia.
  • Bobina: conjunto de espirros que, ao receber a tensão elétrica, gera um campo magnético que tem como propósito movimentar o núcleo móvel.
  • Núcleo móvel: Posicionado acima da bobina, possui um conjunto de molas que o mantém afastado do núcleo magnético e dos contatos metálicos do núcleo fixo. Possui um conjunto móvel de contatos metálicos que formam a ponte de passagem da energia elétrica quando o contator é acionado.
  • Carcaça: toda a base de acoplagem modular dos contatores é feita de material isolante e de alta resistência, seguindo as normas internacionais de segurança. Seu propósito é servir de base para o conjunto de núcleos fixo e móvel com a bobina e proporcionar facilidade na instalação.

Componentes que formam os contatores

Quais as vantagens no uso de contatores?

  • Facilidade de comando: pode ser controlado à distância, proporcionando segurança e praticidade;
  • Multiponto: Possibilita o controle de um mesmo equipamento a partir de vários locais diferentes;
  • Longa vida: a vida útil dos contatores é de cerca de 10 a 30 milhões de manobras. Além disso, suas peças e partes podem ser trocadas, proporcionando economia quando a manutenção é feita pela assistência técnica especializada WEG.
  • Complementos: utilizando uma grande variedade de equipamentos complementares para agregar funcionalidades, como por exemplo o relé térmico, que desarma o contator caso haja sobreaquecimento;
  • Flexibilidade: É possível montar os mais variados esquemas de comandos elétricos com maior facilidade e segurança, desde que seguidas as especificações do fabricante;
  • Prevenção de acidentes: Na falta de energia, os contatores se desligam e quando a energia retorna, eles não permanecerão ligados;
  • Facilidade na instalação: Por terem um tamanho compacto e serem modulares, os contatores WEG não exigem grandes espaços para sua instalação, o que facilita a instalação e manutenção do esquema elétrico;
  • Segurança: Os contatores WEG foram desenvolvidos de acordo as normas IEC 60947-4-1 – Anexo F, sobre “Contatos Espelhos” (Mirror Contact), e a IEC 60947-5-1 – Anexo L, sobre “Contatos Mecanicamente Conectados” (Mechanically Linked Contacts).

Onde posso comprar contatores WEG?

 A Revimaq, assistência técnica especializada WEG que é reconhecida internacionalmente, possui a linha completa de contatores WEG.

Além disso, contamos com uma equipe com todo conhecimento necessário para a implementação e manutenção do seu projeto industrial.

Veja a linha completa de contatores WEG

Entre em contato conosco e solicite um orçamento

Veja aqui o catálogo completo de contatores WEG

Leave a comment