6 maneiras de economizar energia na indústria

6 maneiras de economizar energia na indústria

A eficiência energética nas indústrias é uma preocupação constante dos proprietários das empresas, do governo e dos fabricantes de motores. Dada a importância desse assunto, criamos um checklist de itens de grande importância no quesito do consumo de energia elétrica.

Em 20/02/2015

Sabendo que na indústria os motores elétricos são responsáveis por quase 70% de toda energia elétrica consumida dentro de seus processos (fonte: Eletrobrás/PROCEL), as atitudes quanto a compra e manutenção dos motores elétricos industriais têm impacto direto na eficiência energética global.

A conscientização quanto a essas questões depende de incentivos governamentais, amparados por órgãos federais responsáveis, por empresários e também pela própria população. O checklist que preparamos possui seis formas de aumentar consideravelmente a eficiência energética nas indústrias:

1 - Mude seu pensamento

Muitos empresários relutam em investir em novos equipamentos por conta do custo. Mas um motor de alto rendimento pode proporcionar, a longo prazo, uma economia considerável. Manter motores de baixa qualidade, baixo rendimento e sem manutenção (ou com manutenção precária) aumenta muito o custo final da indústria.

Estudo IBGE

Em 2008, o IBGE desenvolveu um estudo com o custo da energia de um motor de 75KWh (100cv) no período de dez anos. A economia durante o período alcançou quase R$ 70 mil – uma economia de quase 7 mil reais por ano, em apenas um motor.

No site da WEG você pode acessar gratuitamente uma ferramenta de cálculo de Retorno de Investimento em Motores Elétricos e desenvolver seu próprio estudo para saber o ROI ao substituir seus motores, drives e inversores de frequência.

2 – Compre equipamentos com o selo PROCEL

Selo PROCELO PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal com o intuito de promover a economia de energia elétrica e evitar o desperdício.
O programa busca implantar formas mais eficientes de reduzir o consumo de energia elétrica, eliminar desperdícios de energia em todos os âmbitos de consumo e também procura informar aos consumidores sobre as formas de economizar.

O Selo PROCEL tem como objetivo informar o consumidor sobre os equipamentos elétricos e eletrônicos mais eficientes energeticamente. Produtos que possuem o Selo PROCEL tem garantia de serem energeticamente eficientes. No caso dos motores elétricos, você pode conferir através deste documento em PDF, diretamente do site do PROCEL, a relação de motores elétricos que possuem o selo PROCEL.

3 – Elimine motores superdimensionados

Motores que acionam cargas com requisição de potência muito abaixo da potência nominal do motor (menor que 50%) estão sujeitos a uma operação ineficiente. Esse fator pode ser considerado como o principal ponto de desperdício em motores. A correta adequação do motor à carga representa economias de energia que podem chegar a 30%.

4 – Faça manutenção de qualidade

Conforme estudos realizados pela EASA e EAMT, quando os serviços de manutenção são realizados em oficinas que atendam às normas internacionais, mantém-se a eficiência do projeto original.

Manutenção com eficiência
Manter os motores com a devida manutenção garante o melhor benefício, a maior
eficiência energética e previne muitos problemas e acidentes dentro das indústrias.

A Assistência Técnica Revimaq é especializada em manutenção e reparo de motores WEG e retém importantes certificações como o Credenciamento AT 5 Estrelas Certificado, a Certificação de Qualidade ISO 9001 e foi a primeira assistência técnica WEG no mundo a receber a Certificação de Manutenção em Motores aplicados em Atmosferas Explosivas (ATEX).

5 – Use motores de Alto Rendimento Premium

Os motores WEG W22 Premium são motores de altíssima eficiência e elevado rendimento, excedendo os níveis de rendimento definidos na portaria 553 da lei de eficiência energética nº10.295, em vigor desde de janeiro de 2010.

Motor WEG W22 Super Premium
Motor WEG W22 Premium: eficiência e
qualidade comprovadamente excepcionais

Excelente relação custo-benefício, redução do consumo de energia elétrica, baixos níveis de ruído e vibração e fácil manutenção são algumas das características que definem esse produto. Um motor que, desde o seu lançamento, antecipou conceitos sobre eficiência energética, desempenho e produtividade.

6 – Controle a velocidade de rotação dos motores

O uso de inversores de frequência usados para o controle de velocidade de motores apresentam-se como uma alternativa muito eficiente, que podem ser aplicados em substituição dos processos tradicionais de controle de variáveis dos processos industriais, principalmente vazão e pressão em sistemas de bombeamento.

Inversor de Frequência CFW11
Inversores de Frequência CFW11 em vários
modelos de tensões e tamanhos

Os Inversores de Frequência da WEG possuem tecnologia de última geração e garantem alta precisão e confiabilidade no controle de velocidade e torque dos motores. Possuem estrutura compacta ideal para instalação em espaços reduzidos.

E você? Conhece alguma forma de economizar energia na indústria? Compartinhe com a gente entrando em contato conosco.



Mantenha-se Atualizado

Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das notícias, lançamentos e informações relevantes do nosso campo de atuação.

Fique tranquilo. Nunca enviaremos spam.

noticia.php