• Atendemos em todo o Brasil
  • Av. Com. Gumercindo Barranqueiros, 20 - Jundiaí/SP

 

Indústria 5.0: Interação homem-máquina no cotidiano

Projetos industriais encabados nos conceitos da Indústria 5.0 já são realidade nas indústrias brasileiras. Saiba mais sobre essa nova revolução.


Em 09/01/2023 08:00
Por Revimaq
Por Revimaq

Indústria 5.0: Interação homem-máquina no cotidiano

A conexão de dados viabilizada na era da Indústria 4.0 foi o ponto central que permitiu essa evolução, pois o que se viu nessa fase foi exatamente a comunicação e interoperabildade entre todas as “coisas” por meio da internet, que vão desde carros até robôs e eletrodomésticos.

Apesar de se tratar de um conceito relativamente novo, pouco a pouco, seus dias de vanguarda estão ficando para trás; pois agora a Nova Revolução Industrial vem sendo denomina por Indústria 5.0.

Entenda o que é Indústria 5.0

Compreender cada fase o ciclo industrial pode parecer complexo e até mesmo desnecessário. Por isso, tentamos desmistificar de forma simpless essa estrutura, de firma a deixar clara sua importância e também o que cada etapa significa para nós.

A palavra da vez quando se pensa em Indústria 5.0 é o indivíduo, com foco social e sustentável nas tecnologias, de forma a garantir melhor qualidade de vida para as pessoas.

A conectividade proposta na Indústria 4.0 passa a ser elevada em alguns níveis e outros aspectos passam a ser considerados.

Valores como sustentabilidade, prosperidade global, ética e preservação da vida e ambiente, agora são levados em conta por algoritmos que atuam em parceria com seres humanos.

Ou seja, na Indústria 5.0, além de as máquinas se conectarem entre si, há maior ênfase na conexão com as pessoas, sendo que estas se encontram no centro desse novo modelo industrial.

Tais princípios sociais, que agora passam a ser incorporados ao processo produtivo, tem sua coleta de dados realizada por meio de sensores com recursos de Inteligência Artificial que os interpretam e aplicam a esses procedimentos.

A Nova Revolução Industrial

Os números que acompanham o substantivo “Indústria” remetem ao estágio de avanços proporcionados pelas inovações de cada época.

Isso aponta que, em tese, já houveram 4 “revoluções industriais” e agora se caminha para uma quinta.

Veja quais foram e as diferenças entre elas:

Indústria 1.0

Entre 1760 e 1850 surgem as primeiras fábricas a partir do motor a vapor.

Indústria 2.0

Entre a segunda metade do século XIX até a II Guerra Mundial, tem como característica a utilização da eletricidade e o modelo de produção de linha de montagem.

Indústria 3.0

Se vê a partir de 1950 os primeiros movimentos da indústria rumo à automatização dos processos e a introdução da Tecnologia da Informação.

Indústria 4.0

A automatização atinge nível quase que total nas indústrias e a conexão/comunicação entre as máquinas se tornam o auge da produtividade.

O ser humano no centro da Indústria 5.0

O que a Indústria 5.0 propõe é exatamente uma forma de ressignificar a participação humana nos processos industriais.

Tecnologias avançadas estão sendo aliadas ao desenvolvimento humano, sustentabilidade industrial e ambiental.

Tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning, Nuvem, Big Data, Realidade Aumentada, Internet das Coisas, Nanotecnologia e outras, serão utilizadas de forma a terem uma característica mais centrada nos valores humanos.

O que de fato muda nesse novo estágio são as relações, sejam entre empresas e clientes, homem e tecnologia, que passam por uma remodelação em seus modelos de negócio.

Indústria 5.0 no Brasil

No Brasil, os setores de Petróleo e Gás são os mais avançados nessa nova proposta industrial.

Segundo um estudo da UFRJ de abril de 2021, 15,5% das empresas desses segmentos já atuam em ao menos um projeto de Indústria 5.0.

Tendências e mudanças a partir da Indústria 5.0

Algumas das novas formas de trabalho relacionadas à Indústria 5.0 são:

  • Diminuição da burocracia
  • Aumento do foco em bem-estar no ambiente de trabalho
  • Melhoria da qualidade de vida das pessoas
  • Melhoria das condições de mobilidade nas cidades
  • Redução do impacto ambiental dos negócios
  • Consumo consciente

Conclusão

Apesar de ainda ser incipiente, a Indústria 5.0 já é uma realidade e, aos poucos, começa a “bater às portas” de indústrias de todos os portes.

Inclusive, a Revimaq apóia e aplica os valores defendidos neste modelo, para oferecer o que há de melhor, mais moderno e sustentável para todos os envolvidos nos processos produtivos.

Com mais de 40 anos atuando nacional e internacionalmente, a Revimaq é uma empresa que está em constante evolução e atenta às inovações demandadas pelo mercado.

Continue navegando em nosso site e saiba como a Revimaq pode ajudar sua indústria a avançar na implementação de soluções industriais inovadoras.

 

A Revimaq

Revimaq é uma uma Assistência Técnica Certificada e Revenda Integrada WEG, criada para prover e ofertar soluções e produtos para indústrias de todos os segmentos que demandem automação industrial e motores elétricos.

Newsletter

Em breve.

Copyright © Revimaq
Macro Agency Nuvem Dinâmica Infobiz